Se o Amor é a força mais poderosa do Universo...então vou fazer dele a minha Realidade...



domingo, 24 de julho de 2011

4º dia

6H da matina: toca a levantar
7H: mata-bicho
8H: missa
Hoje é Domingo e toda a comunidade do bairro do aeroporto vai à missa ao salão paroquial...
Chegamos ao salão paroquial e somos apresentados ao Pe italiano que nos dá as boas-vindas…
O salão começa a encher-se de gente…as pessoas vestem as suas melhores roupas (roupa de domingo) e as mulheres usam capulanas com cores fortes e garridas…
Um grupo de mulheres começa a tocar batuques e djambes…os nativos entoam cânticos na sua língua…há mulheres que dão gritos tribais…tem um significado cultural…(tem a ver com o nascimento de crianças…mas vamos investigar mais sobre isso…)
Dá vontade de bater palmas e dançar…e uma parte da missa é passada assim…fazem danças…há alegria…! É tudo muito diferente do que estamos acostumados…
Antes do final da missa somos chamados ao altar…é tradição os visitantes ou pessoas novas se apresentarem à comunidade…Eu fui a escolhida para fazer o discurso…a Mariana e o Zé passaram-me a “pasta”…
E ali estamos nós no altar frente a um salão cheio de gente com os olhos colados em nós…sinto-me completamente calma e à vontade…saúdo-os e começo a falar calmamente e com toda a simplicidade…explico quem somos, de onde vimos…e o que estamos ali a fazer…e agradeço por nos receberem na comunidade….batem-nos palmas e sorriem… está etapa está superada.
Depois da missa todos se juntam cá fora….os mais velhos vêm cumprimentar-nos e dar-nos as boas-vindas…A comunidade já nos conhece…e já nos começamos a sentir integrados e aceites…afinal esta vai ser a “nossa casa” durante os próximos tempos…
Hoje estamos por nossa conta, o Pe Jorge vai almoçar com o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Sr. Paulo Portas, que esta cá de visita e o Embaixador Português…(estes projectos em Moçambique são financiados pela cooperação portuguesa…)
Fico responsável pelo almoço…arroz de frango é a ementa e almoçamos tranquilamente na nossa casinha…e até temos um convidado…o Joy veio-nos visitar.
Hoje não há luz aqui no bairro e vai continuar assim por umas horas…
À tarde saímos com um casal português que vive e trabalha cá há algum tempo…e que já estiveram em Angola também uns anos…passeamos por Maputo e jantamos em casa deles…muita conversa e muitas histórias……..um serão muito agradável…

Regressamos a casa já tarde e fomos descansar…amanhã é o nosso 1º dia de trabalho…;)