Se o Amor é a força mais poderosa do Universo...então vou fazer dele a minha Realidade...



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

14º dia...:)

Mais uma manhã com os vóvós...ginastica...mata bicho...croche e alfabetização...=)
Todos os dias gingamos com os vóvós..."gingar" é um termo que se usa por cá...que significa estilar...mostrar-se...pavonear-se...é muito bom...gingar...=)


De tarde fomos à escolinha florinhas do aeroporto dar uma formação às educadoras sobre acidentes infantis, primeiros socorros e higiene...foi muito esclarecedor porque tinham muitas dúvidas e questões...e no final da formação tinham uma surpresa preparada para nós...os nossos meninos cantaram uma canção especial feita para nós e recitaram poesia...


Ofereceram-nos uma capulana com o mapa e temas de Moçambique e ao Zé uma camisa...foi muito comovente...deu para chorar...e tudo...
Receber a nossa 1ª capulana como agradecimento, admiração e recompensa pelo nosso trabalho nesta escolinha foi um orgulho enorme para nós...e estas "Titias" (educadoras) e estes meninos doces vão ficar para sempre no nosso coração...:)




À noite fomos às reuniões dos núcleos...o responsável de cada grupo veio buscar-nos e fomos cada um a uma zona diferente do bairro...eu fui à zona 2...com o Papá Vitor...bem...andar no bairro à noite é diferente...embora continue a haver gente e alguma confusão...os quelhos apertados e o "barulho" das sombras tornam tudo ainda mais "estranho"...
No núcleo lêem-se passagens da biblia...fazem-se orações e cada um partilha o que interpreta...o sentido da mensagem...o que sente...e então eu percebi...porque é que a Fé é tão importante para estas pessoas...para a comunidade...é o que lhes dá força...é o seu "porto de abrigo"...porque não têm mais nada a que se agarrar...vivem na miséria...e a Fé dá sentido às suas vidas...foi muito importante para mim ter "consciência" disso...estar com estas pessoas...ver como vivem...partilhar o dia-a-dia com elas...e sentir-me grata por tudo o que tenho...e tenho tantooooooo...:)

Mais um dia estafante...mas gratificante chega ao fim...deste lado de cá...

Até Munzuco (Até amanhã...)...:)


1 comentário:

  1. Bonitas as "capulanas" e a "camisa"...
    E bonita recordaçao!
    Mercè

    ResponderEliminar