Se o Amor é a força mais poderosa do Universo...então vou fazer dele a minha Realidade...

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

22º ao 26º Dia: Maputo - Xai Xai - Inhambane - Maputo

Eu, e os 3 italianos que estão connosco em Maputo, Lucy, Licia e Giorgio,  fomos ao aeroporto alugar um carro e arrancamos...tentando encontrar a EN1 em direcção a Xai Xai...o que não foi fácil de início pois perdemo-nos logo antes de sair de Maputo...e andamos 1h às voltas...mas lá encontramos o rumo e chegamos a Xai Xai já era noite. Ficamos alojados num resort em frente à praia de Xai Xai...Blue Dolphin Resort, que nos pareceu óptimo...uma casa enorme só para nós os 4 (um quarto para cada um...)...nesta altura do ano há poucos turistas por estas bandas...
Instalamo-nos e fomos para o bar beber uma 2M, cerveja moçambinaca, para celebrar o nosso 1º dia oficial de férias moçambicanas...;) E depois...dormir...
O som do mar é muito intenso e parece que faz eco na casa...torna-se quase ensurdecedor...que energia imensa se sente...que me tranquiliza e me faz adormecer...
Acordo curiosa para ver melhor onde estou, porque quando chegamos já era noite cerrada...vou espreitar...ao terraço...e estamos numa pequena colina muito verdejante, mesmo em frente à praia...de areia branca e mar muito azul...com ondas de espuma branquinha...

Saimos para explorar e caminhamos pela praia até encontrarmos uma esplanada...andamos 3 ou 4 km...a praia deserta...só para nós...que privilégio...e a água tem uma temperatura óptima...sente-se apenas uma ligeira frescura...agradável...
Relaxamos um pouco na esplanada a contemplar a bela paisagem...enquanto bebiamos um chá...

Andamos mais um pouco pela praia...apanhamos conchas...encontramos uns pescadores a apanhar caranguejo para servir de isco...e regressamos ao resort para arrancar mais para norte...a caminho de Inhambane...
Ao sair do resort, encontramos um amiguinho moçambicano muito simpático...um macaquinho cinzento que brincava numa árvore...

Voltamos à EN1 e seguimos para norte...a paisagem começa a mudar e tornar-se mais verdejante...colinas de coqueiros e palmeiras...com uma fusão incrivel de tons de verde...e aqui as casas são palhotas no meio da floresta de coqueiros...uma paisagem tipicamente Africana...inconfundível ...pela sua beleza...

Paramos para almoçar na praia de Chidenguele...uma estrada de terra batida que nos leva até à praia...e o belo camarão grelhado a estalar...

Seguimos novamente para norte...a paisagem é realmente belissima...florestas de coqueiros e palmeiras....com cores indescritíveis...o contraste do verde com a terra avermelhada...as machambas (hortas) e as palhotas...para contrastar...parece que entramos dentro de um filme...e que a paisagem nem é real...

Estas pessoas vivem em palhotas minúsculas, sem água e sem luz. As mulheres e crianças fazem Km para ir buscar água em bidões que trazem à cabeça e ao anoitecer fazem uma pequena fogueira, para cozinhar...se aquecerem e iluminar um pouco...Que vidas tão simples as deste povo...

O sol começa a pôr-se...e o Pôr-do-sol em África é um acontecimento absolutamente belo e indescritível...as cores são fantásticas...parece algo mágico que acontece...ficamos deliciados e babados a assistir a tal espectaculo...

Chegamos a Inhambane ao anoitecer e seguimos para a Praia do Tofo, onde ficamos alojados num parque de campismo, Fastima´s Nest...o recepcionista falou-nos em bungalows e pareceu-nos bem...mas afinal quando nos conduziram ao local...eram palhotas em cima de uma duna na praia...bem...estamos num pequeno aldeamento de palhotas muito pitoresco...e esta noite parece que vai ser uma aventura para nós...dormir numa palhota é um desafio que não podiamos deixar de experimentar...;)
Jantamos no bar do camping, na praia...damos uma volta e vamos repousar...na palhota...sente-se uma arejam do mar...e o som das ondas mesmo ali ao lado...tão intenso...é estranho o ambiente...e lá adormeci...embalada pelo mar...e ao som das palhas ao vento...
Toca a acordar cedinho e sair...o cenário de dia...uau...é muito bonito o panorama que nos envolve...e o sol acabou de nascer à poucas horas no mar...

Sento-me no bar a admirar a bela e extensa praia...enquanto aguardo uma panqueca com banana frita e mel para mata bicho...que belo dia está...

Depois de recarregar a bateria toca a ir dar uma bela caminhada à beira mar...a praia está quase deserta...e muito apetecível...a temperatura da água está óptima e sabe bem um banho...depois relaxar a ler um bom livro na praia...que dia perfeito...:)

Depois de almoçarmos damos uma volta no mercadinho ali da zona e depois decidimos ir conhecer uma outra praia...a Praia da Barra...quando lá chegamos o sol estava já a preparar para se pôr...e que bela caminhada a tchilar um pôr do sol fantástico...

No regresso a paisagem é divinal...até a lua se torna cor de rosa para fazer parecer tudo mais mágico...;)

Jantamos ao som de uma bela música local para nos sentirmos ambientados...o camping tem vários hóspedes...todos jovens e pelas línguas de vou ouvindo...de várias nacionalidades...é um mix total de línguas e culturas...
Na 2ª noite na palhota...já me sinto mais...em casa...mais tranquila e ambientada...adormeço com uma leve brisa que me acaricia o rosto...enquanto sou embalada pelo som do mar...que sensação fantástica esta de viver na simplicidade e em plena comunhão com a natureza...:)
No dia seguinte levantamos bem cedo e vamos conhecer a praia "Baia dos cocos"...e o caminho que nos leva até à praia é lindissimo...uma floresta de coqueiros que termina numa praia de areal extenso...o mar tão apetecível...um banho...uma caminhada e relaxar...que paz se sente..:)

À saída da praia somos surpreendidos por uma família de macacos cinzentos que brncam por ali...que máximo...ficamos por momentos a contemplá-los e a tentar interagir...mas em vão...fogem...e depois espreitam desconfiados...

Hoje decidimos pegar a estrada rumo ao sul...e à medida que nos afastamos de Inhambane e nos aproximamos da província de Gaza, o tempo começa a mudar...e que bela chuva e vento apanhamos...que grande temporal se instalou...e nos acompanhou até a Praia de Bilene...onde ficamos alojados...
Toda a noite grande temporal...muita chuva e vento...e de manhã continua...que pena...a praia é linda...e o mar nesta zona muito mais calmo e transparente...um verde água lindo...

Decidimos arrancar para Maputo...damos uma volta pela cidade e depois de volta à base...está na hora de regressar ao trabalho e fazer as despedidas porque estou quase de partida...para esse lado... ;)