Se o Amor é a força mais poderosa do Universo...então vou fazer dele a minha Realidade...



sábado, 6 de agosto de 2011

Dia 16...Seminario de Matola

Mais um dia quente…de manhã vamos para o centro de dia de Hulene trabalhar…ginasticar, mata-bicho, bordados com as vóvós e regressamos para almoçar em casa.

À tarde apanhamos boleia para Matola, uma cidade perto de Maputo, fomos convidados pelo irmão Eduardo, um Português que vive cá no seminário,  para assistir a um espectáculo esta noite no cine-teatro em Matola. Muito simpático e todo prá frentex…;P
Vamos com o Hipólito nosso amigo seminarista estagiário e guia…e ficamos alojados no seminário da Boa Nova na Matola, onde fomos muito bem recebidos.
Depois de conhecer o seminário e estarmos instalados, conhecemos os 11 jovens seminaristas e fomos com eles a um seminário vizinho para um torneio de futebol. Foi uma tarde divertida e o jogo ficou empatado 7-7…jogo sem faltas, sem chamar “nomes”, nem palavrões…J

Já conhecia um seminarista, o Tiago, pois estive no grupo de catequese dele no Sábado, e fui convidada para dar catequese com ele todos os Sábados…porque os jovens gostaram de me ouvir falar e das minhas opiniões…e porque quer a minha ajuda.  É bom quando as pessoas nos “ouvem”…e aqui todos dão importância e estão sempre presentes para nos ouvir…para estar…e estão sempre muito atentos a tudo que dizemos e fazemos…expliquei ao Tiago que não era catequista e talvez não tivesse presente todos os sábados ate ir embora…mas mostrei-me disponível para ajudar…e lá estivemos a trocar ideias e a preparar a sessão para amanhã…J
Regressamos, lanchamos e preparamo-nos para ir assistir ao espectáculo…levamos connosco 10 miúdos do bairro que fica em frente ao seminário… todos contentes...e lá fomos ver o Grupo de Canto e Dança de Moçambique e o espectáculo superou as nossas expectativas…o ritmo…bem…não estivéssemos nós em África…foi absolutamente fantástico…a batida…o ritmo….o som dos tambores, batuques e djambes….as cores…a dança…a sensualidade…tudo tão espontâneo e tribal…! Ficamos extasiados…com esta magia africana que nos faz sentir vivos e ligados à mãe Terra…


De regresso jantamos no seminário e fomos assistir ao ensaio de musica dos seminaristas…foi como se pertencêssemos ao grupo…ensaiamos todos juntos…cantamos…dançamos…
E no final de mãos dadas cantamos o hino a Àfrica em dialecto Macua…pedindo a Deus por África e pelo seu povo…foi muito especial este momento…
A forma como estas pessoas nos acolhem…como se entregam e dão de si…faz-nos sentir as “crostas do egoísmo a estalar”…o que é um incomodo bom…senti que todos os meus preconceitos são ridículos…e completamente inúteis…que temos que aceitar cada um como é...com as suas escolhas e opções...que a simplicidade de “estar” e sentir, a entrega e a partilha com os outros é o mais importante que temos em cada momento e em todos os momentos da nossa vida…que as pessoas não são aquilo que aparentam ser…pois a aparência não é nada…pois estas pessoas andam com roupas velhas e rotas e os sapatos sem sola e conseguem dar mais do que o que alguma vez recebi até aqui…
Estar deste lado…é estar noutro Mundo…um Mundo que nos faz mudar a consciência…a forma de estar…viver…e sentir…

2 comentários:

  1. Espero do fundo do coração que esta experiência faça com que sejas mais feliz ctg e com os outros. E, quando estiveres do lado de cá, encontres a felicidade mesmo onde menos esperavas....
    Beijo grande com saudades* Vânia

    ResponderEliminar
  2. Obrigada amiga...sou sem dúvida mais feliz hoje do que ontem...e sinto-me muito mais rica...interiormente...;)
    A felicidade que trago comigo acompanhar-me-à para qualquer lugar do Mundo...assim espero ;)
    Espero que esteja tudo bem ctg? :)
    Um beijo enorme com mtas saudades***
    Vanessa

    ResponderEliminar